terça-feira, 10 de maio de 2016

Flapt inaugura novo espaço com cortejo de Maracatu

A chegança ao Luíz de Sá vai ter um cortejo de Maracatu Baque Virado do grupo Semente de Angola e demonstrações das oficinas da Flapt neste ano.

Neste domingo (15), a partir das 15 horas, a ONG Flapt vai realizar o “Maracatu de Inauguração da Flapt”, evento de boas vindas da ONG à comunidade do Conjunto Luíz de Sá. O evento vai iniciar com um cortejo pelo bairro, encabeçado pelo grupo Semente de Angola, como uma demonstração para a comunidade do que é Maracatu.


Programação cultural para toda família

A festividade vai marcar o início das várias oficinas gratuitas que a ONG receberá ao longo deste ano. A intenção da Flapt é aproximar as famílias e se envolver com a comunidade local. Por isso, o evento terá atividades para todos, incluindo uma sessão especial de contação de histórias contemporâneas com personagens do nosso folclore. Além das histórias, a inauguração vai ter apresentações de Dança do Ventre, Forró, Samba de Gafieira, Samba de Roda e uma demonstração de Zumba que vai animar a todos.

A arte educadora Vanessa Nakadomari da oficina Clube do Livro dará, por meio da contação, uma mostra de como acontece esta atividade que recebe crianças com idade entre 7 e 11 anos. De acordo com Vanessa, o Clube do Livro, assim como todas as atividades da Flapt têm como objetivo explorar a cultura popular brasileira, afro-brasileira e de matriz africana como um todo.

No trabalho deste ano, a professora está usando histórias de autores brasileiros que dialogam com figuras populares do nosso folclore. “Na nossa festa de inauguração, a intenção desta contação é também ser uma maneira delas conhecerem o Clube do Livro que vai trabalhar histórias com as figuras folclóricas brasileiras em novos contextos”.
Semeando o Maracatu
O grupo de maracatu Semente de Angola foi fundado em 2010 e nasceu da união entre os batuqueiros do antigo Grupo LATA. Batizado pela Nação do Maracatu Porto Rico, seu principal objetivo é disseminar a cultura do maracatu de Baque Virado com apresentações e oficinas pela cidade de Londrina. A oficina “Semeando o Maracatu” será realizada às quartas-feiras e aos sábados das 14h às 17h na Flapt e recebe incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Bazar e Cantina da Flapt

As pessoas presentes vão poder aproveitar também para adquirir lembrancinhas e presentes no Bazar da Flapt com itens doados por amigos da instituição. São desde bonecas artesanais, crochê, itens de decoração étnicos, tigelas e vasos. Para deixar o evento mais gostoso vai ter uma cantina vendendo porção de bolinho de feijão especial, frito no azeite de dendê, torta salgada e arroz doce, além de refrigerante e uma cervejinha gelada para os maiores de 18 anos. Todo o “axé” dessa festa será revertido para ajudar com a realização dos projetos culturais gratuitos da ONG Flapt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário