terça-feira, 22 de setembro de 2015

Osuel se apresenta na quinta-feira no Espaço Unimed

A Orquestra Sinfônica da UEL, a Osuel, se apresenta na quinta-feira (24), às 20h, no Espaço Unimed em Londrina.

No repertório, a Suíte Música Aquática de Händel (1685-1759), com regência de Alessandro Sangiorgi. O concerto faz parte da Temporada Ouro Verde 2015. A entrada é gratuita. O Espaço Unimed está localizado na Av. Ayrton Senna, 1065, próximo à rotatória com a Av. Madre Leônia Milito.

Sobre o compositor e obra:
Georg Friedrich Händel foi um gênio da música. Sua vida foi cheia de sucesso e fama, favorecidos não somente pelo extraordinário talento, mas devido ao seu empenho incansável no trabalho. Como compositor conseguiu ser genial, prolífico e fascinante compositor de todos os gêneros da época: deixou mais de 600 obras entre óperas, oratórios, cantatas e composições instrumentais. Em sua arte nunca faltou originalidade, com uma grande riqueza na invenção melódica e uma exuberância e liberdade criativa extraordinárias. Ficou tão famoso ao ponto de ser agraciado ainda em vida - único caso entre os compositores - com uma estátua erguida em Londres em 1738 nos Vauxhall Gardens.

“Música Aquática”:
O Rei George I da Inglaterra amava muito as “cavalgadas de barco” que o barão Kielmannsegg organizava no rio Thames (Tâmisa). O Embaixador da Prússia contou um desses passeios: “Perto do barco do Rei estava o barco dos músicos, que tocavam todo tipo de instrumentos. A música foi escrita para a ocasião pelo famoso Händel, principal compositor da corte do Rei. O Rei gostou tanto da música que mandou tocá-la por três vezes“.


Esta longa Suíte, formada na verdade da união de três Suítes, mostra uma música deliciosa, cordial, sempre inspirada, escrita com suprema habilidade para uma grande orquestra. Música de dança e de concerto se fundem em uma colorida miscelânea que garante uma grande variedade, alternando trechos grandiosos a momentos delicados, meditativos.
(Textos: Alessandro Sangiorgi)



Nenhum comentário:

Postar um comentário