quarta-feira, 13 de maio de 2015

Projeto da Funcart leva dança às escolas públicas

“Dança nas Escolas” oferece oficinas de balé a instituições públicas de ensino da cidade e seleciona bolsistas para a Funcart

EMD - Foto Gabi Abreu
Nesta sexta-feira (15/maio), estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunidade assistirão os bailarinos da Funcart e a Cia Profissional de Dança Ballet de Londrina. Na programação, números de balé clássico e contemporâneo. As apresentações acontecem em dois horários: às 11 horas para as turmas da manhã e às 14 horas para as do período vespertino, na Escola Municipal Irene Vicentini Theodoro que fica na Rua Pitágoras, 130, Jardim Califórnia.

Ao longo do ano, o projeto “Dança nas Escolas” realizará apresentações, oficinas e palestras para alunos e professores em instituições públicas de ensino de Londrina. O objetivo é formar público para as artes, incluir a dança em conteúdos interdisciplinares, apontar caminhos de profissionalização na área e descobrir talentos. Serão selecionados dez bolsistas, que poderão frequentar o curso de balé da Funcart durante os oito anos de formação, sem pagamento de mensalidade.

EMD - Foto: Gabi Abreu
“O projeto tem realizado um trabalho amplo de difusão da dança e está abrindo caminhos de profissionalização para muitos jovens que não teriam contato com a arte por outras vias. Muitos têm a oportunidade de ver um espetáculo pela primeira vez e a maioria dos bolsistas desconhece o próprio talento”, destaca Sônia Secco, coordenadora do projeto.

O Dança nas Escolas envolve uma série de etapas. Após as apresentações desta sexta, os estudantes interessados participarão de uma oficina com exercícios lúdicos de balé ministrados por monitores da Funcart na própria escola. A seleção dos bolsistas é feita a partir do desempenho e interesse de cada participante durante esta atividade.

Ballet de Londrina - Sem Eira Nem Beira - Foto Fábio Alcover
O projeto Dança nas Escolas existe desde 2007 e já percorreu 42 instituições da rede pública municipal da cidade, oferecendo oficinas gratuitas para mais de 900 professores e 9.500 alunos. Foram 70 apresentações de balé abertas para um público de mais de 20 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário