sábado, 6 de dezembro de 2014

As riquezas dos “Sem Eira Nem Beira”

Ballet de Londrina ocupa construção do Teatro Municipal e estreia espetáculo inspirado na cultura popular do Nordeste. Apresentação é extensão do Festival de Dança em homenagem aos 80 anos da cidade

            O Teatro Municipal de Londrina, cujos pilares de concreto começam a sair do chão, no Marco Zero, vai receber seu primeiro espetáculo. A construção será palco de “Sem Eira Nem Beira”, nova montagem do Ballet de Londrina, que estreia nos dias 9 e 10 de dezembro, às 20h30, como comemoração aos 80 anos da cidade.  A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir de segunda-feira (8), na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) e na loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 – loja 3). Informações pelo telefone (43) 3342-2362. 

Em nova montagem, companhia traz a cultura nordestina a Londrina. Foto:
 Fábio Alcover
 Inspirado na cultura popular, “Sem Eira Nem Beira” agrega a dança dos brincantes nordestinos à linguagem contemporânea com a qual o Ballet de Londrina ficou conhecido nacionalmente. Assim, manifestações como o frevo, o maracatu, o caboclinho, o cavalo marinho e as quadrilhas aparecem estilizados numa coreografia que transporta o espectador para as festas e para a devoção do Nordeste brasileiro. Após peças mais soturnas, como “A Sagração da Primavera” (2011) e “Decalque” (2007), “Sem Eira Nem Beira” aparece como o espetáculo mais luminoso da trajetória recente da companhia. 

“Toda vez que me sinto na zona de conforto, eu procuro me reinventar. Em ‘Sagração’, percebemos que o corpo do elenco já dominava totalmente a linguagem horizontal com a qual ficamos conhecidos. Neste espetáculo, avançamos em outras direções, fundindo o clássico e o popular – que é uma característica do Movimento Armorial. Há uma desorganização proposital na coreografia, que remete à dança de rua do Nordeste, permeada de religiosidade e festividade, onde tudo começa e termina ”, explica o diretor Leonardo Ramos. 

Já na primeira cena, uma grande escultura de Nossa Senhora da Conceição, moldada pelo artista plástico Edson Massuci, conduz a legião de devotos representada pelo elenco. Em instantes, as formações predominantemente coletivas e circulares dos bailarinos transformam a aura mística. A coreografia faz referência às celebrações públicas e à dimensão privada de personagens anônimos, sem eira nem beira na vida, mas irradiadores de uma cultura visionária, que unifica sagrado e profano, erudito e popular, alegria e dor. 

Em nova montagem, companhia traz a cultura nordestina a Londrina. Foto:
 Fábio Alcover
 Destinos nordestinos - A montagem reata os laços de Leonardo Ramos com a sua terra natal. O diretor nasceu e passou a juventude em Olinda (PE), o que faz com que a nova criação seja genuinamente pautada na memória. “A dança e a música em Pernambuco estão ligadas a tudo. O carnaval é um fenômeno que não acontece só em três dias, mas em eventos durante o ano todo. Sem contar as troças de frevo, as tribos de caboclinhos, as várias correntes de maracatu, o pastorinho de Natal, o bumba meu boi, as cirandas da Ilha de Itamaracá”, recorda. 

Mesmo com todas as cores, ritmos e movimentos que influenciaram sua formação estética, Ramos conta que sua busca na dança contemporânea, ao longo dos 21 anos à frente do Ballet de Londrina, foi sempre pela sistematização de uma linguagem própria. Este é o primeiro espetáculo em que tangencia de forma declarada a cultura popular e encontra nela a primazia e o virtuosismo próprios do erudito – ideologia que norteou o Movimento Armorial, criado em Recife por Ariano Suassuna em 1970, e que abarcou linguagens que vão das artes plásticas à música. 

“No ano passado, eu já tinha um pouco da coreografia com outra trilha sonora, mas sentia que ela estava vazia. Achei o primeiro disco do Quinteto Armorial em casa. Com a música, os movimentos foram ganhando sentido e a memória foi me puxando. Lembrava de minhas duas tias, Cilinha e Toni, que tinham uma relação muito forte com o carnaval. Lembrava também a convivência com a minha mãe, que apesar de não ser uma mulher de festa, lia muito Jorge Amado, João Cabral e Ariano Suassuna”, explica o diretor.

Em nova montagem, companhia traz a cultura nordestina a Londrina. Foto:
 Fábio Alcover
 O espetáculo, aliás, é dedicado ao autor de O Auto da Compadecida. Quando Suassuna faleceu, em julho deste ano, “Sem Eira Nem Beira” já estava em pleno processo. “Eu li muito sobre Ariano, vi suas entrevistas mais antigas para esta montagem. Ele era dono de grande inteligência e de um imenso espírito de preservação cultural. Ajudou as pessoas a entenderem o valor de sua arte e influenciou uma legião de artistas”, pontua. A trilha da montagem é composta pelos pífanos, violas, rabecas e zabumbas do disco Do Romance ao Galope Nordestino (1974), primeiro álbum do Quinteto Armorial. 

Quatro mãos – Pela primeira vez, Leonardo Ramos divide a assinatura de uma coreografia do Ballet de Londrina. “Sem Eira Nem Beira” é uma co-criação de Marciano Boletti, atual ensaiador e bailarino mais antigo da companhia. Com 42 anos de idade –  21 dedicados ao Ballet – Marciano é, segundo o diretor, um dos possíveis nomes na sua futura sucessão. “Marciano começou a trabalhar comigo aos 17 anos, eu vi sua transformação: um garçom que virou bailarino. Graças à sorte da convivência, ele já entende como eu penso e eu sei o modo com o qual ele raciocina. Foi uma parceria muito feliz”.

Nas apresentações do dia 9 e 10, serão liberados 600 lugares por sessão. O público ficará acomodado nas arquibancadas já construídas e o espetáculo acontecerá no tablado instalado sobre o chão de terra, na porção onde vai ser o palco do Municipal. O acesso do público será pelo Shopping Boulevard (Av. Theodoro Victorelli, 150), na porta localizada próxima aos cinemas e à praça de alimentação. Recomenda-se que, para maior conforto, os espectadores levem uma almofada para o assento. 

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

Serviço:
Sem Eira Nem Beira
Estreia do Ballet de Londrina
Extensão do Festival de Dança de Londrina
Dias 9 e 10 de dezembro (terça e quarta-feira)
Às 20h30
Na construção do Teatro Municipal / Marco Zero (o acesso ao público será pelo Shopping Boulevard, na Av. Theodoro Victorelli, 150 )
GRATUITO
Retirada dos ingressos a partir de segunda-feira, dia 8, na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) e na Loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 – loja 3).  Cada pessoa poderá retirar, no máximo, dois ingressos.
Para maior comodidade, levar uma almofada de assento no dia da apresentação.

Ficha Técnica:
Sem Eira Nem Beira
Ballet de Londrina
Direção e criação: Leonardo Ramos
Coreografia e ensaios: Leonardo Ramos e Marciano Boletti
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli(trainee), Bruno Calisto, Cláudio de Souza, Giovana Machado, José Maria, José Ivo, Kamila Oliveira, Marciano Boletti, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Regina Zama Altran, Thiago Spengler, Vitor Rodrigues, Viviane Terrenta.
Músicas: Quinteto Armorial: Fernando Torres Barbosa, Egildo Vieira do Nascimento, Antônio Nóbrega, Antônio José Madureira, Edison Eulálio Cabral
Direção de produção: Danieli Pereira
Assessoria de comunicação: Renato Forin Jr.
Fotos: Fábio Alcover e Mariana Hertel
Designer Gráfico: João Damiano
Web: Cláudio de Souza
Imagem de Nossa Senhora da Conceição: Edson Massuci
Figurinos: Raphael Magalhães
Fisioterapia: Marcelo Sayun
Técnicos de Palco: Roberto Rosa e Romildo Ramalho Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário