quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“Conversa de Botequim” no Bar Valentino

Coro cênico estreia espetáculo em homenagem aos compositores brasileiros dentro do projeto Banda Nova Funcart

            Eu, hein, Rosa?! Andou por aí traindo Noel, maldizendo o rapaz, botando a maior banca. Agora o caso, que começou num botequim, vai terminar na cadeia.  A trama amorosa perpassa o espetáculo que o grupo vocal Entre Nós apresenta nesta quinta-feira (27), às 21h30, no Bar Valentino - última atração do projeto Banda Nova Funcart 2014. O couvert é de R$10. O coro de vozes, formado em sua maioria por alunos e ex-alunos do curso de música da Universidade Estadual de Londrina, avança para o campo do teatro neste novo trabalho, que conta com a direção de Silvio Ribeiro.

            Noel e Rosa são, na verdade, bonecos em tamanho real manipulados pelos quinze integrantes do grupo. Os encontros, os afetos e os avessos dos sentimentos do casal ganham contornos poéticos pelo trabalho coral que os cantores-atores realizam ao longo da montagem, intitulada “Conversa de Botequim”. “É um espetáculo inteiro cantado; há apenas algumas partes de fala que costuram uma canção a outra. O roteiro é simples, mas a graça está em contá-lo por meio da música, descobrindo novos caminhos”, comenta o diretor.

Músicos do grupo Entre Nós, criado em 2010, lançam-se no desafio da interpretação teatral de canções. Foto: Fernando Kozu
            Silvio foi o responsável por delinear o enredo a partir das canções que o grupo vocal, fundado em 2010, já tinha no repertório. No set list, estão clássicos criados por compositores fundamentais da música popular brasileira, como Palpite Infeliz (Noel Rosa), Injuriado (Chico Buarque), Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e De frente pro crime (João Bosco e Aldir Blanc). O diferencial do Entre Nós é o estudo da interpretação em arranjos vocais próprios e de arranjadores de destaque como Marcos Leite, Pablo Trindade e Celso Branco. Os cantores são acompanhados pelos instrumentistas Ariel Moreira (piano), Matheus Ribeiro (percussão e cavaquinho) e Lucas Dias (percussão).

            De acordo com o diretor Silvio Ribeiro, o trabalho teatral realizado com o grupo foi diferenciado. “Não tive a preocupação em formá-los atores. A intenção foi fazer com que eles se sentissem à vontade na proposta dramatúrgica e que diminuíssem vícios, como o de seguir o pulso da música com movimentos do corpo”, explica. Os ensaios semanais do trabalho aconteceram na Funcart de julho a novembro.  

            Após a estreia no Bar Valentino, o Entre Nós pretende continuar com “Conversa de Botequim” em outros ambientes e levar o espetáculo a festivais. A apresentação desta quinta fecha a programação 2014 do Banda Nova Funcart. O projeto apoia, desde 2009, trabalhos consistentes e autorais de Londrina, revelando novos talentos da cena musical. Em setembro e outubro, o Banda Nova levou ao palco do Bar Valentino, respectivamente, a Honey Bee e a Banda Antiqua.

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa Funcart)

Serviço:
“Conversa de Botequim” – Banda Nova Funcart
Grupo Entre Nós
Dia 27 de novembro (quinta-feira)
Às 21h30
No Bar Valentino (Rua Prefeito Faria Lima, 486)
Couvert: R$10
Informações: (43) 3342-2362

Ficha técnica:
Direção: Silvio Ribeiro
Elenco: Monique Kodama, Flávia Striquer, Heloisa Trida, Thabata Alvarenga, Mariana Sella, Daiane Salema, Flávio Collins, Isaque Ribeiro, Fernando Magre, Gabriel Barbosa, Melquiades Arcoverde, Thiago Barcelos, Ariel Moreira, Matheus Ribeiro e Lucas Dias.
Confecção de bonecos: Fábio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário