quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Festival de Dança - Olhos para cima, as mulheres chegaram

“As Mulheres do Sol e o Balão”, da Cia Base (SP), abre hoje o Festival de Dança com uma apresentação nos céus de Londrina

Convenhamos, sempre há uma parcela de sonho e de arte nos sisudos projetos mecânicos que permitem ao homem voar. Desequilibrando a equação racional que impõe às máquinas o mero papel de veículo de transporte, “Mulheres do Sol e o Balão” reinventa fatos reais para lembrar que sair do chão foi, é e sempre será um modo de desafiar o destino, a natureza e a própria morte. O espetáculo da paulistana Cia Base abre oficialmente hoje (2/out) o 12º Festival de Dança de Londrina. A apresentação acontece às 17 horas no Aterro do Lago Igapó. Ou melhor, nos céus do Aterro.

Foto de Sergio Avante
A companhia leva ao local um imenso balão de gás e toda a coreografia se passa no alto, a 20 metros do chão. O espetáculo da Cia Base é inspirado nas aventuras da aeronauta Maria Aída, pioneira no voo de balões no Brasil, mas acrescentando à história personagens mágicos, de caráter mítico, capazes de transcender o tempo e conectar passado e presente.
Penduradas pelo um balão, as dançarinas usam tecidos e cordas elásticas para executar o balé vertical em pleno ar. Artes da beleza, do risco e do movimento, prova de que viver é mesmo um salto a céu aberto, tanto para quem dança quanto para quem assiste. 

Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.
Maria Aída, 900 metros de ar - Poderia ser um conto fantástico, se a realidade não superasse o assombro da ficção. Em 1909, quando os primeiros aviões disputavam a hegemonia dos ares com os zepelins, uma espanhola de coração brasileiro realizou uma façanha temerária e ainda hoje inspiradora. A aeronauta Maria Aída embarcou em um balão de seda, cheio de costuras e remendos decorrentes de aterrissagens não muito seguras, suspenso aos céus pela queima de gravetos em uma chaminé.

O ponto de partida foi o Passeio Público de Curitiba e os espectadores, estupefatos, assistiram a aparelhagem alcançar uma altura de aproximadamente 900 metros. Pouco depois, o balão “Granada” perdeu altitude até enroscar-se na Catedral Metropolitana, deixando a ocupante dependurada nas cordas de sustentação.

Maria Aída foi aclamada pelo público do local e tornou-se a primeira mulher a aventurar-se em um balão no Brasil. A história, que poderia ser marcada pelo final trágico, ganhou ares de bravata, sonho e ousadia no imaginário popular, mais de um século depois ainda inspirando aventureiros intrépidos no sonho de desafiar a gravidade, a física e as leis não escritas do conformismo banal.

A Cia Base: pés fora do chão - A dança é vertical. O circo é aéreo. O teatro é experimental. Ao completar em 2014 sua primeira década de existência, a Cia Base coleciona prêmios que vão da dança ao cinema. Dedicado à pesquisa e integração interartes, o grupo expande as fronteiras entre tecnologia e balé, propondo a ocupação do espaço – chão, paredes, prédios, céu – para além dos limites do corpo.

Foto de Sergio Avante
Mesclando referências ao pensamento oriental às potencialidades da imponente arquitetura urbana do ocidente, a companhia já ultrapassou o impressionante número de 2 mil apresentações, atraindo um público estimado de 180 mil pessoas. Os espetáculos reúnem atores, dançarinos e cantores em situações de risco calculado, tornando as cidades brasileiras imensos palcos a céu aberto, ao converter o passante despreocupado em espectador atento.

O trabalho da Cia de Base foi reconhecido com os prêmios Funarte de Circo, Pró Cultura do Ministério da Cultura, Reinvenção da Dança e o de Documentário Crônicas da Cidade.

Além de “As Mulheres do Sol e o Balão”, na abertura do 12º Festival de Dança de Londrina, o grupo paulistano também realiza a pré-abertura do evento com uma performance especial de “Arranha Céu”, ao meio-dia de hoje, no alto do Edifício Julio Fuganti.

Serviço:
As Mulheres do Sol e o Balão
Abertura oficial do 12º Festival de Dança de Londrina
Cia Base
(São Paulo-SP)
Dia: 2 de outubro (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Aterro do Lago Igapó
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
GRATUITO
OBS: Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.

Ficha técnica:
Concepção, texto e direção: Cristiano Cimino
Coreografias: Suzi Arruda
Assistente de coreografia: Bia Quaglio
Elenco: Suzi Arruda, Elaine Duarte, Bia Quaglio, Davi Freitas, Thais e Edgard  Benitez
Figurinos e trilha sonora: Cia Base
Técnico de segurança vertical: Sergio de Souza
Técnico de som: Baio Avante
Apoio: Sergio Avante
Realização: Cia Base


Serviço geral:
12º Festival de Dança de Londrina
Londrina 80 anos
De 2 a 11 de outubro
Espetáculos e atividades formativas
www.festivaldedancadelondrina.art.br
Informações: (43) 3342-2362

Nenhum comentário:

Postar um comentário