quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bailarino da Funcart é premiado em Curitiba

Matheus Nemoto destacou-se como melhor bailarino na Mostra Paranaense de Dança e recebeu o Prêmio de Incentivo do Teatro Guaíra
Com apenas 16 anos, o aluno Matheus Nemoto é conhecido na Escola Municipal de Dança de Londrina pelo talento e dedicação. São mais de sete horas diárias dedicadas ao balé, entre aulas de clássico e a participação em projetos da Funcart. O empenho do jovem foi reconhecido na Mostra Paranaense de Dança, que atribuiu a Matheus o Prêmio da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) de Incentivo à Dança, na categoria “Bailarino”.

Premiação de Matheus Nemoto como melhor bailarino da Mostra Paranaense de Dança - FOTO: Bruno Miranda
A final da Mostra foi realizada em Curitiba neste fim de semana e reuniu no palco do Teatro Guaíra dançarinos de escolas, academias e grupos do Paraná e de estados vizinhos. Os artistas que se apresentaram na capital foram escolhidos em seletivas em cinco cidades paranaenses no primeiro semestre. A Funcart teve cinco números de clássico selecionados para a final.
Matheus Nemoto se apresentou com a variação masculino do balé “Chamas de Paris” (música de Boris Asafiev e coreografia de Vasily Vainonen). “Quando anunciaram que um dos bailarinos seria homenageado, eu já imaginei que poderia ser o Matheus. Ele dançou muito bem e foi muito elogiado. É a primeira vez que a Funcart participa da Mostra, mas surpreendeu pelo nível técnico dos alunos. É uma das instituições de ensino mais bem conceituadas do Paraná”, diz Marciano Boletti, professor da Escola Municipal de Dança.

O bailarino Matheus Nemoto comemora entre as colunas da UFPR, em Curitiba - FOTO: Déborah Chibiaque
Já para Matheus, a premiação foi uma surpresa. “Eu não esperava receber o Prêmio, fiquei muito feliz. Quando me chamaram, desci correndo os três andares do teatro, estava tremendo. Agora, eu quero mais que nunca seguir este sonho”, comemora o bailarino. Além da avaliação artística, o jurado da Mostra levou em consideração critérios como postura e disciplina.  “Eles disseram que a premiação não foi só pela apresentação, mas também pelo comportamento nas coxias. Eu procuro ficar concentrado antes de entrar em cena, me alongando e aquecendo”, explica.
Matheus começou a dançar em 2011 no Projeto Faces, que leva a arte do movimento para centenas de crianças e jovens de escolas municipais de regiões periféricas de Londrina. “Fui assistir a um espetáculo do projeto na escola da minha prima e fiquei apaixonado. Comecei a dançar e o Marciano pediu para que eu fizesse o teste para ser bolsista da Funcart. Eu consegui entrar na Escola e continuo no Faces”, conta.

Premiação de Matheus Nemoto como melhor bailarino da Mostra Paranaense de Dança - FOTO: Bruno Miranda
Desde o mês de maio, alunos e professores da Escola Municipal de Dança estão envolvidos na arrecadação de fundos para as viagens dos alunos para a Mostra Paranaense de Dança. Os bailarinos, em sua maioria bolsistas, conseguiram financiar o micro-ônibus para Curitiba e a alimentação durante o itinerário com promoções, venda de lanches e com inusitadas apresentações de balé clássico em sinaleiros do centro de Londrina.
 Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário