segunda-feira, 12 de maio de 2014

Funcart inicia projetos de arte e cidadania

Escola Municipal de Teatro estreia espetáculos com temáticas ligadas à educação ambiental e à participação social

         Esta semana, a Funcart/EMT dá largada a uma série de apresentações dos projetos “Teatro e Assistência Social” e “Caravana Ecológica”. Ao longo do ano, as duas iniciativas levam para escolas, praças, centros de atendimento e a outros espaços alternativos montagens voltadas à conscientização de públicos específicos.  

Na “Caravana Ecológica”, os personagens fazem um histórico do tráfico de animais silvestres e dão lições de preservação

Nesta segunda-feira (12), acontece a estreia de dois espetáculos que contam com a participação de alunos e ex-alunos da EMT. O primeiro trata da “violência contra crianças e adolescentes” e será apresentado na Praça da Juventude (Av. Guilherme de Almeida, sem número), dentro de um evento da Secretaria de Assistência Social. Já a “Caravana Ecológica” encena suas histórias em defesa da natureza no Colégio Municipal Melvin Jones (Rua Afonso Pena, 91) e na Expoingá, em Maringá. As apresentações continuam ao longo da semana em diferentes pontos de Londrina.

Os dois projetos envolvem estudantes de teatro e professores da Funcart em novas situações de contato com os espectadores e exigem um tipo de formação que ultrapassa as artes cênicas. “Essas experiências nos permitem chegar a públicos diferentes. É um aprendizado para todos nós, inclusive os artistas. Mostra que o teatro pode ser um instrumento muito eficaz para ilustrar temas importantes, transmitir uma mensagem e chamar a atenção, complementando a educação”, destaca Silvio Ribeiro, coordenador da Escola Municipal de Teatro.

As montagens têm curta duração, entre 20 minutos e meia hora, e são de caráter itinerante, ou seja, podem adaptar-se a qualquer ambiente. Essa flexibilidade tem como objetivo fazer com que os esquetes cheguem aos públicos mais interessados nos temas. “Como a intenção é a conscientização, a linguagem que usamos é mais direta, sem muitas metáforas. Buscamos diálogos leves, com piadas, para atingir a compreensão de pessoas com diferentes formações”, explica Silvio.

Teatro e Assistência Social – A preparação do projeto “Teatro e Assistência Social” começou ainda em março, quando professores e cerca de 30 alunos da EMT receberam palestras e oficinas de psicólogos, técnicos e assistentes sociais dos CREAS de Londrina (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

As exposições teóricas, conversas e improvisos teatrais giraram em torno de seis eixos temáticos eleitos pela Secretaria de Assistência Social: economia solidária; juventude e adolescência; moradores de rua; participação política; família e violência contra crianças e adolescentes.

Tomando por inspiração estes assuntos, Silvio Ribeiro elaborou a dramaturgia de seis peças, que serão dirigidas pelas professoras Simone Andrade e Carol Ribeiro. Elas estreiam ao longo de 2014 geralmente em eventos e ações promovidas pela Secretaria. “Decidimos que todas as peças se passam no contexto do transporte coletivo, onde as pessoas geralmente expõem umas para as outras suas dificuldades e conflitos”, afirma o coordenador da EMT.

Na montagem que estreia esta semana, cinco crianças conversam no ponto, enquanto aguardam o ônibus para a escola. No relato de cada uma, aparecem questões como o trabalho infantil, a violência sexual, a negligência de atenção dos pais e a violência física. Na trama, os problemas são sempre acompanhados de possíveis soluções. A iniciativa tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Caravana Ecológica – Desde 2000, os espetáculos do projeto “Caravana Ecológica” já rodaram praticamente todo o Brasil. A nova montagem, com os atores Priscila Souza e Adalberto Severiano, não foge à regra: as apresentações começam em colégios de Londrina e percorrem, até o final do ano, cidades como Curitiba (PR), Itabaiana (SE), Aparecida (SP), Guarulhos (SP), Itajaí (SC) e Garibaldi (RS).

Na “Caravana Ecológica”, os personagens fazem um histórico do tráfico de animais silvestres e dão lições de preservação
         A abordagem é sempre relacionada à consciência ecológica e ao tráfico de animais silvestres. A natureza exuberante do Brasil acaba fazendo do país um alvo para este tipo de crime. Os números são alarmantes: a captura e venda de animais de forma ilícita é o terceiro tipo de tráfico que mais movimenta dinheiro no mercado negro, perdendo apenas para o comércio de drogas e armas.

         “Neste novo espetáculo, traçamos um histórico do tráfico de animais, desde as primeiras espécies que eram levadas para a Europa na época do descobrimento. Uma crueldade que se pratica ainda nos dias atuais. Para transportar esses bichos, os criminosos chegam a cegar as araras, embebedar os micos e a quebrar as quatro patas de onças”, exemplifica Silvio Ribeiro, que assina a direção da montagem. Segundo ele, apenas um em cada dez animais silvestres capturados sobrevivem aos maus-tratos.

         A “Caravana Ecológica” leva a mensagem de preservação ambiental não só a jovens e crianças, mas também a um público muito específico, que acaba sendo alvo de aliciamento: os caminhoneiros. É comum que os esquetes sejam apresentados em locais de circulação como portos, postos de gasolina e festas. A circulação do projeto conta com a parceria da Volvo e da revista Carga Pesada.

         Ao longo de duas décadas de existência, a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), procura realizar, paralelamente aos projetos estéticos, iniciativas que usam a arte como instrumento de transformação social. Já foram montados espetáculos com o apoio da Secretaria da Mulher, da Secretaria da Educação, além de instituições filantrópicas e de empresas públicas e privadas.
Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

Ficha Técnica Caravana Ecológica 2014:
Direção/texto: Silvio Ribeiro
Direção de produção: Fernanda Fernandes
Figurinista: Ana Carolina Ribeiro
Costureira: Aparecida Fernandes
Cenografia: João Damiano
Execução cenográfica/responsável técnico: Rogério Costa e Emerson Bueno
Atores: Priscila Souza e Adalberto Pereira
Técnico de palco/ produção: Rogério Costa
Criação Artística: Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina

Serviço:
Confira as próximas apresentações:

“Teatro e Assistência Social”:
- Dia 12/05 (segunda-feira), às 9 horas
Na Praça da Juventude (Av. Guilherme de Almeida, s/nº).
Dentro do evento “Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, da Secretaria Municipal de Assistência Social

- Dia 19/05 (segunda-feira), às 8h30
No Auditório da OAB (Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jd. Caiçaras)
Dentro do mesmo evento da Secretaria.

“Caravana Ecológica”:
- Dia 12/05 (segunda-feira) - às 11 horas
No Colégio Municipal Melvin Jones (Rua Afonso Pena, 91)
E a partir das 18 horas
Na Expoingá (Maringá)

- Dia 13/05 (terça-feira) - às 11 horas e às 13h30
No Colégio Municipal S. Gaspar Vellosom (Rua Aliomar Baleeiro, 175 - Cj. Sebastião de Melo César)

- Dia 15/05 (quinta-feira) - às 11 horas e às 13h30
No Colégio Municipal Ignez Corso Andreazza (Rua John Lennon, 78 - Cj. Vivi Xavier)

- Dia 19/05 (segunda-feira) - às 11h30
No Colégio Municipal Suely Ideriha (Rua Araras, 135 - Bairro Aeroporto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário