quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Almanaque conta Bom Crioulo será reapresentado no Valentino

Espetáculo da Cia Funcart mescla teatro e música para tratar de temas polêmicos com humor e delicadeza

         Neste domingo (1º/dez), às 21 horas, a Cia Funcart de Teatro apresenta no Bar Valentino o espetáculo cênico-musical “Almanaque conta Bom Crioulo”, dirigido por Silvio Ribeiro. A montagem estreou com imenso sucesso em outubro, dentro da programação do Festival de Dança, e retorna ao cartaz com cenas inéditas. Trata-se da adaptação do livro “O Bom Crioulo” (1895), de Adolfo Caminha, considerado o primeiro romance com temática homossexual da língua portuguesa. A trama toca em questões que geraram grande polêmica na época da publicação da obra, como o amor entre dois homens de cores e classes sociais diferentes dentro do contexto militar.

Fotos de Valéria Souza
A versão teatral da narrativa foi concebida na forma de um show de variedades, com música acústica ao vivo, dança e quadros que transitam do drama à comédia. Um mestre de cerimônias, interpretado por Donizetti Buganza, narra a história, conduzindo o público pelos sutis limiares entre o satírico e o trágico. Participam da trilha canções como “Nature Boy”, “Os Argonautas”, “Brigigitte Bardot”, “I set fire in the Rain”, “Bang Bang” e “Canção do Mar”.

         A montagem reforça a atualidade da trama e joga luz sobre a delicadeza da história romântica, para além dos preconceitos. Com esta opção, Silvio Ribeiro humaniza o enredo, livrando-o de conotações panfletárias. “A trama trata de questões muito fortes e muito polêmicas ainda hoje, mas não queríamos que o fato de ser uma paixão entre dois homens, um branco e um negro, se tornasse maior que a história de amor”, explica o diretor.


No enredo, Amaro é um escravo foragido que anseia pela liberdade. É aceito na Marinha e, em razão de sua força e benevolência, torna-se conhecido como "Bom Crioulo". Lá conhece Aleixo, um belo grumete louro, por quem se apaixona. Instalado no Rio de Janeiro, Amaro tem uma vida conjunta com o rapaz, mas, repentinamente, é transferido de função e passa a ter folga apenas uma vez por mês. O impasse faz com que os amantes deixem de se ver. Frustrado e solitário, o Bom Crioulo fica furioso ao saber que Aleixo o teria traído com uma mulher.
Renato Forin Jr. (Assessoria de Imprensa) 

Serviço:
Almanaque conta Bom Crioulo
Cia Funcart de Teatro
Dia: 1º de dezembro (domingo)
Horário: 21 horas
Local: Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486)
Couvert: R$ 10,00*
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

Um comentário:

  1. Dois homens de cores diferente ? Que papo ou comentário é este ? O que é isso ? É como vocês enxergam este espetáculo?.

    ResponderExcluir