quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ballezinho de Londrina comemora 15 anos

Companhia jovem da Funcart relembra espetáculos de sua trajetória em “Túnel do Tempo”, que será apresentado no fim de semana

         O Ballezinho de Londrina celebra junto do público londrinense seu aniversário de 15 anos com o espetáculo “Túnel do Tempo”, que inclui trechos de montagens antigas e uma pequena prévia de “FlashBack”, peça inédita que estreia em novembro. “Túnel do Tempo” fica em cartaz sexta (18) e sábado (19), sempre às 20 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Rua Rio de Janeiro, 413). A entrada é gratuita.

         No espetáculo, é possível vislumbrar o caminho de evolução da linguagem do Ballezinho e a versatilidade do grupo, que busca o diálogo da dança contemporânea com outras manifestações artísticas, como a mímica, a canção, o HQ e o circo. Dirigido desde 1998 por Wagner Rosa, o Ballezinho pauta sua pesquisa na extrapolação das técnicas clássicas e na subversão de conceitos como a verticalidade e a longelinearidade do balé.

Foto de Herikson Souza

         Nas apresentações deste fim de semana, a companhia revisita várias montagens. “Móbile – Work in Progress” (2011), por exemplo, tem como base a técnica de dança de rua finger tutting, com a qual os bailarinos elaboram imagens cinéticas utilizando braços, mãos e dedos. Já “Circular” (2008) explora a desarticulação corporal, os movimentos horizontais e a busca de novos eixos de equilíbrio para os bailarinos.

Também integram o espetáculo partes de “Depois de Decidir Que Não Ia, Fiz Que Fui e Voltei!” (2006), com jogos lúdicos associando a dimensão visual e auditiva, e amostras de “Labirinto” (2009), concebido a partir da experiência pessoal e do repertório corporal dos dançarinos.

         “Túnel do Tempo” foi apresentado recentemente, no último dia 12 de outubro, dentro da programação do Festival de Dança de Londrina.

O Ballezinho de Londrina constitui uma instância intermediária entre as atividades de formação desenvolvidas pela Escola Municipal de Dança e o trabalho profissional do Ballet de Londrina. Ao longo destes 15 anos, o grupo montou 17 espetáculos e realizou mais de 870 apresentações em Londrina e região, além de participar de festivais em outros estados brasileiros.  Durante a temporada 2013, o Ballezinho conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Assessoria de imprensa Funcart

Serviço:
“Túnel do Tempo”
Ballezinho de Londrina
Sexta (18/out) e sábado (19/out)
Às 20 horas
No Teatro Zaqueu de Melo (Rua Rio de Janeiro, 413)

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário