domingo, 21 de julho de 2013

Carnaval fora de época

Escola Municipal de Dança estreia espetáculo infantil “Carnaval dos Animais” em parceria com o Festival de Música de Londrina

         Uma orquestra inicia solenemente sua apresentação até o palco ser invadido pela bicharada. Mas a música não para. Pelo contrário, cada movimento sinfônico convoca um animal diferente, dita seus passos e suas ações. A divertida festa na floresta - ou melhor, na orquestra - está agendada para o domingo (21), no Cine Comtour, em duas sessões: às 10 horas e às 11h30, como parte do Kids Festival Marajó. O espetáculo será reapresentado na segunda (22), às 17 horas, no Espaço Cultural Royal (Shopping Royal Plaza), desta vez com som mecânico.
FOTO: Bailarinos da Escola Municipal de Dança incorporam divertidos animais
CRÉDITO/FOTO: Elvira Alegre/Divulgação FML
         “Carnaval dos Animais” nasceu da proposta lançada à Escola Municipal de Dança por Marco Antonio de Almeida, diretor do Festival de Música de Londrina. Marco Antonio desejava que a peça para dois pianos e orquestra, composta pelo francês Camille Saint-Saëns em 1886, fosse acompanhada por uma narração e pela performance dos bailarinos da Funcart. Ao longo das últimas semanas, os professores Marciano Boletti e Sonia Secco coreografaram oito alunos da Escola, que se dividem na interpretação dos divertidos animais.
         Sob a regência do maestro Daisuke Soga, a orquestra Sinfônica da UEL e o Duo Halensis unem-se na execução da partitura. A narração das cenas é do ator Remir Trautwein, com texto adaptado pela jornalista Cláudia Silva. A suíte do “Carnaval dos Animais” possui treze movimentos, que traduzem musicalmente cada personagem, mais o finale – apoteose que reúne festivamente todos os bichos e todos os temas anteriores.
"A distribuição da orquestra no palco já foi pensada para que dança e música possam ser valorizados e estar em harmonia. Os bailarinos vão interagir com os músicos e com a plateia", explica a coreógrafa. O rugido do leão, por exemplo, realiza-se pelas notas do contrabaixo; o galope dos asnos selvagens acompanha o uníssono dos dois pianos; o elefante ganha mais peso e simpatia com os contrastes do baixo e do piano; o cuco voa ao som do clarinete.
E assim, no compasso dos sons, as crianças vão reconhecendo outros habitantes da floresta: as galinhas, a tartaruga, o canguru, os burros, os cisnes, a sereia e os... pianistas. Isso! Entre os animais, Saint-Saëns elabora um movimento dedicado aos músicos - estes primatas que tropeçam em notas. Mais um episódio jocoso do compositor francês, conhecido por sua faceta de humor e pelo hábito de parodiar os clássicos.
"Para o espetáculo ser legível para as crianças, elaboramos uma linguagem coreográfica baseada na dança clássica, mas com abertura para movimentos contemporâneos e para a mímica. Assim, a dança acentua a ludicidade da peça. Os figurinos fazem lembrar, de forma colorida e engraçada, cada animal", destaca Sonia Secco.
Participam da apresentação os bailarinos Ana Luiza Serpeloni, Ariela Pauli, Giovanna Aversani, Ione Queiroz, Maria Victória Araújo, Paulo Roberto, Sabrina Alecsandra e Thacyane Vargas. Eles possuem entre 11 e 18 anos e são alunos do 4º ao 8º ano de ballet clássico na Escola Municipal de Dança.
Curiosidade - Camille Saint-Saëns escreveu “Carnaval dos Animais” durante as férias na Áustria e apresentou a obra apenas para poucos amigos no carnaval de 1886. Ele proibiu a divulgação da obra em vida, temendo que ela maculasse sua reputação de “compositor sério”. O único movimento liberado foi o do cisne, que considerava mais consistente.  Esta peça foi tema da célebre coreografia “A Morte do Cisne”, elaborada por Fokine para a bailarina Anna Pávlova em 1905.
Renato Forin Jr. / Assessoria de Imprensa Funcart

Serviço:
“Carnaval dos Animais”
Uma produção do FML e da Funcart (Escola Municipal de Dança)

- Domingo, dia 21, às 10 horas e às 11h30
No Kids Festival Marajó (Cine Comtour - Avenida Tiradentes,1241)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Venda de ingressos na bilheteria do Shopping Royal Plaza

- Segunda-feira, dia 22, às 17 horas
No Espaço Cultural Royal (Shopping Royal Plaza - Rua Mato Grosso, 310)


Ficha técnica:
OSUEL e Duo Halensis (Lise Marie Schneider e Jan Vorrath)
Regência: Daisuke Soga
Participação especial: Narrador: Remir Trautwein
Alunos do 4º ao 8º ano da Escola Municipal de Dança de Londrina: Ana Luiza Serpeloni, Ariela Pauli, Giovanna Aversani, Ione Queiroz, Maria Victória Araújo, Paulo Roberto, Sabrina Alecsandra, Thacyane Vargas
Figurinos: IZ Modas (Inês Zeidel Grassi)
Adereços: Marciano Boletti
Coreografias: Sonia Secco Candido e Marciano Boletti

Produção: Festival de Dança de Londrina e Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart)

Nenhum comentário:

Postar um comentário