terça-feira, 11 de junho de 2013

Cine Sesc Japão

O Dia da Imigração Japonesa é comemorado dia 18 de junho, data que o navio Kassato Maru chegou ao Brasil com imigrantes japoneses, no Porto de Santos. O navio trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais de várias regiões do Brasil. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão. Para comemorar os 105 anos da imigração japonesa no Brasil, o Sesc realizará o CineSesc Japão, exibindo os filmes Gaijin – Caminhos da Liberdade (1980) e Gaijin – Ama-me como sou (2007) ambos dirigidos por Tizuka Yamasaki, que retratam um pouco da história da colonização japonesa no país. Em Gaijin II parte das cenas foi realizada em Londrina com participação de figurantes e atores da cidade.


Gaijin - Caminhos da Liberdade
1980
Direção: Tizuka Yamasaki

A jovem Titoe (Kyoko Tsukamoto) chega ao Brasil a bordo do navio Kassato-Maru, em 1908, junto com o primeiro grupo de imigrantes japoneses recrutados para trabalhar nas fazendas de café. Sob os olhos de um capataz inescrupuloso, os japoneses são explorados e mal remunerados.
Assim como os imigrantes italianos liderados por Enrico (Gianfrancesco Guarnieri), são obrigados a fazer suas compras no empório da própria fazenda, que os fazem cada vez mais endividados e distantes do sonho de voltar à terra natal. Apesar do cuidado que Tonho (Antonio Fagundes), administrador da fazenda, tem por eles, muitos não agüentam a pressão e se suicidam, outros morrem doentes como Yamada (Jiro Kawarasaki), marido de Titoe. Os que sobrevivem são liderados pela valente Titoe para fugirem rumo à cidade grande. GAIJIN – Caminhos da Liberdade, mostra como os imigrantes japoneses sofreram com o processo de assimilação cultural e assim mesmo tornaram-se importantes para o desenvolvimento da cultura brasileira.



Gaijin – Ama-me como sou
2007 
Direção: Tizuka Yamasaki

Em 1908, com apenas 14 anos, contra tudo e contra todos, Titoe viaja do Japão para o Brasil: O Eldorado americano está a sua espera. Trabalhará duro nos cafezais, juntará muito dinheiro e retornará vitoriosa ao seu país e à sua família. Esta louca aventura mudará o destino de sua filha Shinobu, de sua neta Maria que se casará com um Gaijin, a última coisa que poderia acontecer, e de sua bisneta Yoko que por incrível que pareça, se apaixonará por um japonês. Eles realizarão o sonho de uma família muito estranha e principalmente cumprirão a sagrada promessa de Titoe.









Sessão da tarde
Dia 17/06 às 14h - Gaijin - Caminhos da Liberdade
Dia 18/06 às 14h - Gaijin - Ama-me como sou
Dia 20/06 às 14h - Gaijin - Ama-me como sou

Sessão da noite
Dia 18/06 às 20h - Gaijin - Caminhos da Liberdade
Dia 19/06 às 20h - Gaijin - Ama-me como sou

Nenhum comentário:

Postar um comentário