quinta-feira, 16 de maio de 2013

Arte sem tempo


Extensão do Festival de Dança de Londrina movimenta fim de semana com atrações nacionais e internacionais. Mestre do Théâtre du Soleil (França) conduz oficina com artistas no sábado e domingo

         O Festival de Dança de Londrina, que concentra sua mostra didática e artística no mês de outubro, oferece a partir de 2013 extensões da programação também em outros momentos do ano. A abertura das atividades acontece em maio, com um espetáculo e duas oficinas.

Na sexta-feira (17), o dançarino mineiro Vanilton Lakka apresenta no Circo Funcart, às 20 horas, Interferência Inacabada... Preste atenção no ruído ao fundo, montagem com influência do hip hop e da chamada “cultura urbana”. Nela, o artista propõe um diálogo entre movimento e ritmos musicais, executados em cena pelo DJ Fernando Prado. Segundo o coreógrafo, “a pele se apresenta como tecido de captura das sonoridades ao mesmo tempo em que se constitui em seu grande gerador”. Lakka também oferece vivência sobre as conexões entre dança de rua e dança contemporânea no sábado (18) pela manhã, das 9 às 11 horas, na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). As duas atrações são gratuitas e abertas a todos os interessados.
        
A segunda oficina, que acontece no sábado (18) e domingo (19), será ministrada por um convidado internacional. O Festival de Dança traz a Londrina Jean-Jacques Lemêtre, maestro do Théâtre du Soleil - um dos grupos mais respeitados da Europa. O curso, chamado A música do corpo, destina-se a bailarinos, atores, músicos e cantores. O mestre francês trabalha conceitos como o “corpo rítmico”, o “corpo harmônico” e o “corpo melódico”, com base na pesquisa do Soleil, além de conteúdos como a música interior do artista, a interdependência entre voz e corpo, a musicalidade do texto e a afinação entre as sonoridades cênicas e a fala do personagem. A oficina será realizada na Funcart, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas (nos dois dias). O investimento é de R$ 100,00 e as vagas são limitadas. Inscrições estão sendo feitas na própria Funcart; interessados de fora de Londrina podem realizá-la por depósito em conta bancária. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.

         De acordo com Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival de Dança de Londrina, a intenção é que outras extensões, como esta, aconteçam em outros momentos e permitam uma ampliação da programação, inclusive nos próximos anos. “A proposta é que o evento não seja só pontual, de modo a oferecer maior retorno à população e contemplando a cidade com um número maior de atividades. É o início de uma ideia que esperamos que cresça e que movimente a agenda de Londrina”, projeta.

         A mostra oficial, com a presença de companhias nacionais e internacionais, além de cursos com renomados professores na área da dança, continua acontecendo em outubro. No final de maio, o Festival abre inscrições para grupos brasileiros e para artistas locais. As informações estarão disponíveis no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. O Festival de Dança de Londrina é realizado com patrocínio do PROMIC (Secretaria Municipal de Cultura) e da Caixa Econômica Federal.

         Vanilton Lakka – O espetáculo Interferência inacabada... e a vivência oferecida por Lakka nesta sexta e sábado é fruto da pesquisa que o dançarino mineiro desenvolve na prática artística e no contexto acadêmico. Lakka é mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia, onde estudou a relação arte-cidade no ambiente urbano, e já se apresentou em países da América Latina, Europa e África. Suas criações coreográficas destacam a presença de elementos da dança de rua, mais especificamente da cultura do hip hop, na dança contemporânea. O espetáculo, ao propor o diálogo movimento-música, acena para a matriz afro do hip hop, segundo a qual o ritmo é condutor da dança e é conduzido por ela.  

Jean-Jacques Lemêtre – “O titânico diabrete que encanta todos os espetáculos do Soleil”, assim a escritora francesa Hélène Cixous define Jean-Jacques Lemêtre. Ele brinca com o vento, ele é o vento, ele provoca tempestades, ei-lo que levanta as velas, revelando os segredos dos corações”, ela completa. Desde 1979, quando começou a trabalhar ao lado da lendária diretora Ariane Mnouchkine, Lemêtre é responsável pela criação da música do Théâtre du Soleil – e a executa ao vivo. Nos espetáculos, Ariane e Lemêtre propõem a perfeita simbiose entre cena e música, como se esta fosse parte da própria respiração dos atores, um terceiro pulmão, ou uma expressão onírica do texto.


Com base nesses conceitos, Jean-Jacques trabalhará com bailarinos, atores, músicos e cantores na oficina em Londrina.  As dinâmicas serão baseadas no ritmo, na respiração, na contenção, no deslocamento, na concentração e na presença cênica dos participantes. O maestro não utiliza instrumentos musicais durante a oficina, mas explora as potencialidades rítmicas, harmônicas e melódicas do corpo e da voz em exercícios individuas e em grupo que objetivam descobrir a “linguagem” de cada um. Lemêtre busca uma superação da técnica por meio de interrogações que ligam o ofício dos palcos às circunstâncias da vida e do mundo que nos rodeia.

É a segunda vez que Lemêtre é convidado do Festival de Dança de Londrina. Em 2011, ele participou da grade didática da 9ª edição do evento, trazendo, de forma pioneira, a tradição do Théatre du Soleil à cidade. Jean-Jacques toca mais de 2800 instrumentos e objetos musicais, dentre os quais, 700 são criações suas. Ganhador o cobiçado Prêmio Molière na categoria “música para teatro”, ele também compõe trilhas para o cinema junto de diretores como David Lynch, Sally Potter e Raymond Depardon.

Desde meados da década de 90, Lemêtre coleta gravações de vozes pelo mundo. O maestro reuniu exemplares de mais de 1800 línguas e dialetos durante diálogos com homens, mulheres e crianças de vários lugares do planeta. A partir de junções sonoras, ele compôs o espetáculo Babel - uma espécie de grande poema sinfônico, uma ópera em que os instrumentos da orquestra são substituídos por vozes faladas. Babel estreou em Montreal no ano passado.

Para o maestro, o aprendizado de artes, de teatro, de dança e de música não deve ser separado. A criação nasce da união entre músicos, diretores e artistas performáticos (atores ou dançarinos).

Renato Forin Jr. / Assessoria de Imprensa Festival de Dança


Serviço:
Extensão do Festival de Dança de Londrina 2013

- Vanilton Lakka (Minas Gerais):
Espetáculo: “Interferência Inacabada... Preste atenção no ruído ao fundo”
Dia 17 de maio, às 20 horas, no Circo Funcart. Gratuito.
Oficina: “Conexões entre dança de rua e dança contemporânea”
Dia 18 de maio, das 9 às 11 horas, na Funcart (oficina e inscrições). Gratuito.

- Jean-Jacques Lemêtre (Théâtre du Soleil – França):
Oficina: “A música do corpo”
Público: Bailarinos, atores, músicos, cantores e artistas cênicos em geral.
Dias 18 e 19 de maio, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Funcart (oficina e inscrições)
Investimento: R$ 100,00

Funcart e Circo Funcart: Rua Senador Souza Naves, 2380.
Mais informações: (43) 3342-2362

Nenhum comentário:

Postar um comentário