sexta-feira, 15 de março de 2013

Temporada abre comemorações dos 20 anos da Companhia Ballet de Londrina


A Companhia Ballet de Londrina completa 20 anos. A abertura das comemorações será com a temporada de Petrouchka e A Sagração da Primavera. O grupo também inicia a turnê nacional, a partir do circuito nordestino

Duas décadas de produção cultural já assegura um espaço na cena artística. Em se tratando da Companhia Ballet de Londrina, 20 anos são suficientes para inserir o grupo paranaense entre os de maior projeção nacional e internacionalmente.


Para comemorar essa trajetória, definida por uma linguagem própria, que desperta considerações da crítica brasileira, a companhia realizará uma intensa programação durante o ano, aberta com a Temporada 2013 dias 16, 17, 23 e 24, às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2380).

Sob a direção de Leonardo Ramos, o elenco apresenta as coreografias Petrouchka e A Sagração da Primavera, obras do russo Stravinsky (1882-1971).

As comemorações ganharão o País, iniciando a turnê nacional pelo Nordeste. O circuito inclui as cidades Fortaleza (CE), Natal (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Camaçari (BA).

A realização da turnê conta com apoio do Ministério da Cultura e a Tigre, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte/Petrobras Klauss Vianna. Durante a turnê nordestina, o diretor da companhia ainda ministrará uma oficina de dança contemporânea para bailarinos.

A Companhia é mantida pela Prefeitura Municipal de Londrina, através de um convênio estabelecido desde a fundação do grupo, em 1993.

Antes de desembarcarem no Nordeste, as duas coreografias abrem as comemorações dos 20 anos da companhia em temporada londrinense.

O grupo estreou Petrouchka, peça de dois atos, no ano passado, durante o Festival de Dança de Londrina. A concepção original é do compositor russo e a coreografia de Michel Fokine (1880-1942).

Na versão contemporânea do clássico, a enganosa teia da paixão, alimentada pelo amor próprio, define o destino dos personagens: o Mouro, a Bailarina e Petrouchka, que em russo significa pierrô. Os três vivenciam todas as consequências das artimanhas dos desejos inconfessos, da vaidade e do ciúme.

Desde a estreia até a nova temporada, Petrouchka amadureceu. Ganhou musculatura artística mais robusta – grande parte pela afinação e pelo entrosamento de um elenco de bailarinos com mais experiência ao lado de estreantes na companhia.

Prova da vitalidade do grupo e do coreógrafo Leonardo Ramos, que imprimiu uma linguagem própria ao Ballet de Londrina.

Um processo importante não só de criação de um repertório de coreografias, que foi assistido por públicos de países, como Peru, Argentina, África e, no ano passado, a França, mas de uma árdua rotina de aulas e ensaios, que dão aos bailarinos uma constituição corporal única e que também é um registro, uma marca do Ballet de Londrina.

A Sagração da Primaveraa segunda coreografia do espetáculo é, no repertório da companhia, a lapidação final da linguagem iniciada com o espetáculo Decalque (2007), o que se vê em plenitude em Petrouchka.


Montar A Sagração da Primavera foi um empreendimento ambicioso. A companhia londrinense propôs uma leitura contemporânea para uma obra considerada a primeira de vanguarda, que definitivamente escancarou as portas da Europa para a modernidade.
Desafio que o grupo executou, conquistando plateias com a sua versão de uma espécie de ensaio sobre a crueldade.

Inspirada em uma antiga lenda russa, a peça narra a imolação de uma virgem, oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra.  A jovem eleita dança freneticamente até a morte.

Serviço: 
Ballet de Londrina – 20 anos - Temporada 2013:
Duas criações do Ballet de Londrina para as obras de Stravinsky - "Petrouchka e A Sagração da Primavera"


Quando: dias 16, 17, 23 e 24 de março
Onde: Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2380)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 10,00. Informações (43) 3342-2342
Programa e ficha técnica:
Primeira parte:
“Petrouchka”
Criação e direção: Leonardo Ramos
Música: Igor Stravinsky
Execução: Yuja Wang / Amsterdam Piano Quartet
Figurino: João Damiano
Confecção de figurino: Dalva Hummel
Elenco principal:
Petrouchka: Bruno Calisto
Bailarina: Alessandra Menegazzo
Mouro: Vitor Rodrigues
Charlatão: Marciano Boletti
20 minutos de duração
- intervalo de 15 minutos -
Segunda parte:
“A Sagração da Primavera”
Criação e direção: Leonardo Ramos
Música: Igor Stravinsky
Execução: Amsterdam Piano Quartet
Fotos: Isabela Figueiredo
Figurino: Ana Carolina Ribeiro
Iluminação/Cenografia: Felipe Chepkassoff
Elenco principal: A Virgem: Viviane Terrenta
40 minutos de duração

Ficha técnica geral:
Direção Geral/coreografo: Leonardo Ramos
Direção de produção: Danieli Pereira
Direção Técnica: Roberto Rosa
Ensaiador: Marciano Boletti
Designer gráfico: João Damiano
Web: Claudio de Souza
Fotos: Isabela Figueiredo
Elenco:                                
Alessandra Menegazzo
Alexandro Micale
Bruno Calisto
Claudio de Souza

Giovana Machado
José Maria
José Ivo
Kamila Oliveira
Marciano Boletti
Nayara Stanganelli
Thiago Spengler
Viviane Terrenta
Vitor Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário