segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Oficina de biomecânica teatral na Divisão de Artes Cênicas


A Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL promove a oficina

A AÇÃO TEATRAL – introdução aos princípios básicos da biomecânica teatral para a construção da ação

Ministrada por Marcelo Bulgarelli 

O curso propõe uma introdução prática às técnicas de construção da ação física baseada nos princípios do sistema de Biomecânica de Meyerhold, visando ao exercício da consciência corpórea que este sistema oferece independente do estilo de atuação.

A biomecânica teatral é um sistema de educação teatral criado no início do século XX por Vsevovlod Meyerhold. Este sistema é constituído de diversos princípios que auxiliam o ator a desenvolver sua arte de maneira consciente, estimulando o processo criativo, organizando e orientando o ator no espaço, desenvolvendo a economia da própria energia física e dando ritmo e forma ao movimento.
Programa:  treino físico baseado na lógica do sistema biomecânico; introdução aos sete  princípios da ação física; força de gravidade, inércia e centrífuga; Espaço- corpo- movimento –ritmo; diálogo de ações;

Marcelo Bulgarelli é ator, graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Desde 2002, investiga a Biomecânica Teatral, sistema de treinamento criado por Meyerhold. Em 2008, Marcelo iniciou seus estudos junto ao Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral (Perugia - Itália), coordenado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov. Bulgarelli foi ator/assistente de Bogdanov nas demosntrações técnicas realizadas no Brasil em 2011. Ministrou também oficinas de teatro em diversas instituições de ensino formal e informal, no Brasil e Itália.

Ator do Teatro Torto desde 2007, com direção de Tatiana Cardoso, atuou no projeto de  pesquisa “Ator Autor”, contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz. Já em 2009, desenvolveu o projeto “Meyerhold 70 anos – contraponto”, recebendo o financiamento do Fumproarte e sendo vencedor do prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz 2009. Neste projeto, Bulgarelli atua no espetáculo solo “Dia desmanchado” e, por este trabalho, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator de 2010. “Dia desmanchado” já percorreu mais de dezoito estados brasileiros  por meio do Projeto SESC Palco Giratório, além de participar de importantes festivais, como o FILO (Londrina) e o Porto Alegre em Cena, ambos em 2011. 



Datas: 10 a 14 de dezembro
Horário: do dia 10 ao dia 13, das 16:00 às 20:00h;  na sexta-feira, dia 14, das 09:00 às 13:00h.
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL - Av. Celso Garcia Cid, 205 - Londrina-PR
Público: atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.
Investimento: R$40,00 / R$20,00 (estudantes)
Inscrições (até 07/12) na Divisão de Artes Cênicas por meio de currículo resumido e carta de intenção ou por e-mail: dacoficinas@gmail.com
Maiores informações na DAC/CC- fone: (43) 3322-1030

Nenhum comentário:

Postar um comentário