terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ballet de Londrina é destaque na programação de São Paulo


Depois de dois anos ausente dos palcos paulistanos, o Ballet de Londrina se apresenta no Teatro Sérgio Cardoso no final de semana. Grupo rompe bloqueio natural provocado pela falta de salas e agenda lotada dos teatros de São Paulo e se firma como uma das duas mais importantes companhias do Sul do Brasil
  
Com os olhos do mundo voltados não só para a economia brasileira, mas também para a produção cultural, é cada vez mais fácil a realização de turnês de companhias, como a Ballet de Londrina, na Europa do que em São Paulo. Faltam salas e a agenda de programação dos teatros lotada o ano inteiro inviabilizam apresentações de grupos do interior na capital paulista. Porém, o reconhecimento de público, crítica e o profissionalismo do elenco londrinense - sob o comando do diretor e coreógrafo Leonardo Ramos – conseguem romper esse bloqueio natural ao que se produz Brasil afora.

Foto Luis Adriana

A Companhia Ballet de Londrina é uma das que mais circulam com espetáculos no Brasil e exterior, se apresentando em 2012 pela primeira vez na França. América do Sul, Caribe e África também fazem parte do roteiro de apresentações do grupo.

A constatação de que é mais fácil realizar temporadas internacionais é inevitável não só para o diretor Leonardo Ramos, como para outros produtores do interior que queiram levar espetáculos para a capital paulista.

Na contramão dessa barreira natural, a Companhia Ballet de Londrina é destaque da programação de São Paulo neste final de semana, apresentando sábado e domingo, no Teatro Sérgio Cardoso, as coreografias Petrouchka e A Sagração da Primavera.
A apresentação faz parte do programa Teatro de Dança, da Secretaria de
Estado da Cultura de São Paulo, gerenciado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Foto Isabela Figueiredo

“Houve uma redução grande na programação de dança do Sesc, em São Paulo, que costumava levar companhias para a capital paulista, privilegiando um programa mais voltado para a música popular. Também vivemos um período de crescimento do gênero musical, que está destacando mais uma programação voltada para o entretenimento do que para a produção artística. Com isso ficou mais fácil companhias de danças brasileiras se apresentarem na Europa do que para o público paulistano”, explica Ramos.

Quando conseguem furar esse bloqueio cultural, os grupos têm à disposição salas, como o Teatro Sérgio Cardoso que, diferente da escassez de espaços na maioria das cidades do País, conta com uma infraestrutura excelente, com salas de ensaios e camarins para grandes companhias.

Essa tendência do mercado cultural paulistano e do Rio de Janeiro, que privilegia gêneros, como os musicais e o stand up comedy – que se tornou outra febre que lota as salas de apresentações – faz com que projetos, a exemplo do Teatro de Dança, se tornem ainda mais importantes para temporadas de espetáculos do interior em São Paulo.

Ainda assim não é fácil incluir sempre a capital paulista no roteiro de turnês nacionais.
“O Ballet de Londrina apresentou Nunca em São Paulo no ano de 2001. Com a interrupção dos projetos do Sesc, a Cia teve uma janela de apresentação na capital paulista até 2007 ao levarmos Decalque. Em 2009 apresentamos Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças. Somente agora conseguiremos voltar a São Paulo. A temporada acontece com um atraso de dois anos. Esperamos o mesmo retorno que tivemos em Decalque com críticas favoráveis de Helena Katz, no Estadão. A apresentação foi gravada pela TV Sesc e exibida para todo o país”, destaca o diretor.

Ramos acrescenta ainda que a seleção do grupo londrinense para programas, como o Teatro de Dança, que tem curadoria de Cassia Navas, abre a possibilidade para outras apresentações pelo país.

O programa realiza também o Plataforma de Dança, evento que é uma vitrine da produção em dança. A Companhia Ballet de Londrina sempre se faz presente através da participação do diretor londrinense, como convidado.

A trajetória do grupo londrinense, que para o ano que vem prevê uma nova turnê pelo Nordeste, revela o trabalho de bastidores da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) que, em 2013, completará 20 anos.

Confirma ainda o Ballet de Londrina como uma das duas principais companhias de dança do Sul do Brasil, mantendo um ritmo de produção e circulação semelhante aos de elencos da própria capital paulista, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Mais
Confira o que já foi publicado na imprensa paulistana sobre a temporada do final de semana em São Paulo:


Serviço:
Ballet de Londrina
"Petrouchka"
Intervalo

"A Sagração da Primavera"
Dias 10 e 11 de novembro às 19 horasTeatro Sérgio Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário