sexta-feira, 6 de julho de 2012

Concerto Quarteto Descobertas

A formação musical é única: Roney Marczak (violino), Murilo Barbosa (piano), Felipe Barthem (contrabaixo) e Duda de Souza (percussão). No palco, virtuosismo que faz do concerto “Quarteto Descobertas - Músicas do Brasil e do Mundo”, dia 8, às 20 horas, no Circo Funcart, uma leitura deliciosa de canções populares e da música erudita. 


Para o público, a experiência é reveladora ao aproximar não só os dois repertórios, mas a sonoridade popular da percussão, bateria e contrabaixo elétrico de instrumentos camerísticos, como o violino e piano. 

“Reunirmos nesta formação músicos com um grande domínio de seus instrumentos, verdadeiros virtuosistas, que não deixam de lado uma vírgula, viajando nas melodias e harmonias de uma maneira especial”, comenta o violinista Roney Marczak. 


O quarteto criado pelo violinista londrinense está em sua segunda formação. Em cinco anos se apresentou na Alemanha, Itália e abriu os concertos do Festival Murten Classics, na Suíça, em 2011. Este ano, o grupo voltou ao país para novas apresentações e workshops. 

Marczak lembra que o quarteto já realizou 80 concertos em turnês internacionais, mas o público brasileiro ainda está descobrindo a sonoridade do grupo londrinense. No Brasil foram somente 30 apresentações. 


“Músicas do Brasil e do Mundo” é um registro musical valioso. O repertório traz algumas obras desconhecidas. 

“São peças que conseguimos diretamente com as famílias de compositores, como Camargo Guarnieri. Manuscritos que estavam guardados e que corriam o risco de se perderem, mas que os familiares nos cederam”, conta Marczak. 

Repertório que também faz parte do segundo DVD do quarteto lançado este ano e que traz composições, como “Canção Sertaneja” (Francisco Mignone); “Odeon (Ernesto Nazareth); Aria das Bachianas Brasileiras nº 5 (Villa-Lobos) e “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), entre outros. 

“O nosso trabalho é de imersão para apresentarmos um repertório que une o conhecimento musical de cada integrante do quarteto, inspiração e uma mistura de ritmos e gêneros, como o clássico, frevo, maracatu e baião”, afirma o violinista. 

Quarteto Descobertas 

Roney Marczak 
Iniciou seus estudos de violino aos seis anos de idade em Londrina (PR). Posteriormente aprofundou seus conhecimentos na Suíça, na Áustria e nos Estados Unidos, tendo como professores Max Rostal, Paul Badura Skoda, Shmuel Ashkenasi, Tibor Varga e Joseph Silverstein, conquistando vários concursos internacionais antes de completar 18 anos de idade, época em que foi selecionado entre 900 músicos como um dos três bolsistas do governo alemão para a Escola Superior de Música de Freiburg, onde foi graduado com nota máxima. Em seguida, concluiu curso de mestrado em pedagogia da música na Escola Superior de Música de Berna, na Suíça. 

Murilo Barbosa 
Pianista, produtor e arranjador com vasta experiência em grupos de música popular brasileira e jazz. Teve aulas com diversos professores especializados em improvisação e harmonia, como Paulo Braga, Claudio Borici e Dario Galante. É atualmente diretor musical de vários projetos artísticos no interior de São Paulo e arranjador freelancer. Atualmente se especializa em criação de trilhas sonoras para cinema, rádio e TV. 

Filipe Barthem 
Baixista, compositor e produtor musical, estudou guitarra e contrabaixo com Roberto Gnatalli, Itamar Colaço, Jorge Oscar, Victor Biglione, Tato Taborda e muitos outros. Estudou também com o pianista e compositor mineiro Aécio Flávio, com quem realizou gravações. Músico e produtor com vários projetos já realizados em Londrina e no exterior. 

Duda de Souza 
Iniciou estudos de percussão em Londrina e passou por diversos aperfeiçoamentos em festivais e oficinas em Londrina e Curitiba com professores como Oscar Pellon “Bolão”, Guello, Nenê, Wilson das Neves e Ricardo Siri. Também fez oficinas com o grupo Monobloco (RJ) e, seguindo a mesma filosofia, foi um dos criadores do Bloco Bafo Quente em Londrina, no qual adapta os ritmos e musicalidades brasileiras à formação de “miniescola” de samba. Já realizou turnês em diversos países com vários grupos musicais. 

Serviço 
Quarteto Descobertas – Músicas do Brasil e do Mundo 
Quando: dia 8 
Horário: 20 horas 
Onde: Circo Funcart, Rua Senador Souza Naves, 2380.
Informações (43) 3342-2362 
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário