quarta-feira, 23 de maio de 2012

Circo Funcart com mais conforto


Circo Funcart, o principal palco de dança londrinense, será climatizado

A climatização e o aumento da plateia serão concluídos em 30 dias, oferecendo mais conforto ao público


O circo que nunca sai da cidade, mas se integrou à paisagem e programação cultural de Londrina, com a falta do Ouro Verde, que pegou fogo em fevereiro, assume o espaço de principal palco de dança londrinense, além de absorver grande parte da demanda órfã do antigo teatro.
É com esta responsabilidade que o Circo Funcart chega a quase 15 anos, desde a inauguração em 1998, ao estrear com a apresentação do espetáculo teatral “Cabaret de Munchausen”, da Escola Municipal de Teatro.
Para atender à demanda, que cresceu nos últimos meses com o incêndio do Ouro Verde, o Teatro Funcart aumentará a plateia de 170 para 195 lugares.
O espaço também será climatizado, oferecendo mais conforto para o público. Os recursos são do projeto de reforma da sede, aprovado pelo governo estadual, em 2008. As obras foram entregues em 2011.
“Estamos finalizando o último passo para a climatização, que evitará o desconforto da plateia com o aquecimento da lona. Esperamos que o trabalho esteja concluído em 30 dias”, afirma o diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos.
O palco do circo recebe grupos e companhias de dança e teatro nacionais e internacionais, incluído também no roteiro de apresentações de eventos importantes da cena cultural londrinense, como os festivais de Dança de Londrina e o Internacional de Londrina (Filo).
“A ideia de erguermos o circo às margens do Lago Igapó surgiu de uma brincadeira que deu certo. No começo foi difícil sedimentar público, as pessoas achavam longe. Hoje em dia, trabalhamos com uma ocupação boa e o teatro se tornou uma referência na cidade”, lembra Leonardo Ramos.
O Circo Funcart é o espaço de apresentações alternativo mais antigo da cidade. Historicamente tínhamos o Núcleo 1 que, há alguns anos foi desativado.
A exemplo de outros espaços alternativos na cidade, o circo ajuda a suprir a carência de salas de apresentações.
Para que a lona permanecesse erguida por quase 15 anos, sempre com uma grade de programação intensa, o empenho da fundação e investimentos são constantes, como agora com o aumento da plateia e a climatização.
Quando o circo foi comprado, a iniciativa não contou com apoio oficial, mas precisou ser financiado em 24 vezes pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do Projeto Nacional de Artes Cênicas do Ministério da Cultura.
Para muitos jovens, que iniciam a carreira na Escola Municipal de Dança e Escola Municipal de Teatro, o palco do Circo Funcart é a porta de entrada para o mundo das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário