quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ballet de Londrina apresenta “A Sagração da Primavera”

A temporada antecede a mais uma turnê internacional da companhia em 2012. O grupo, que recentemente se apresentou na França, participará pela sexta vez do Festival Internacional Danza Nueva, no Peru 

A Companhia Ballet de Londrina apresenta curta temporada do espetáculo “A Sagração da Primavera”, de sexta-feira (1) a domingo (3), às 20 horas, no Circo Funcart, antes de embarcar para o Festival Internacional Dança Nueva, no Peru. Uma oportunidade para os londrinenses assistirem ao elenco, que encantou plateias na França em recente turnê. 

"A Sagração da Primavera" - foto Marijn Alders

No ano em que o Ballet de Londrina realiza duas viagens internacionais, Europa e América do Sul, a nova temporada do grupo também inaugura a revitalização do Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2380), que ganhou mais 60 lugares e climatização. Os recursos são do projeto de reforma da sede, aprovado pelo governo estadual, em 2008. 

A temporada ainda abre as atividades oficias do projeto Prêmio Procultura/Funarte de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, mais uma vez conquistado em um edital público para a manutenção, melhorias e programação de seu espaço de apresentações. 

“A Sagração da Primavera”, coreografia Leonardo Ramos, que estreou no Filo 2011, volta ao palco londrinense com um elenco parcialmente renovado, apresentando entre os bailarinos, Giovanna Tavares, e Vitor Rodrigues, alunos da Escola Municipal de Dança. Rodrigues, com apenas 16 anos, deixa de ser aluno bolsista para integrar o grupo como profissional. 


O enredo é baseado em uma antiga lenda russa e narra a imolação de uma virgem, oferecida aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra. A jovem eleita dança até a morte. 

Lima - Peru
Os londrinenses têm mais um motivo para prestigiarem a curta temporada do grupo, já que antecede à viagem ao Peru, entre os dias 24 e 30 de junho. A companhia se apresenta no Festival Internacional Danza Nueva. 

O evento é realizado durante um mês e, anualmente, são selecionadas apenas quatro companhias do Brasil Europa, Estados Unidos e Peru. Para a viagem, o Ballet de Londrina conta com apoio do Ministério da Cultura (Minc), através do edital “Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário