quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aula de Pìlates

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de uma forma global, utilizando princípios específicos para promover o equilíbrio entre mente e espírito. Assim desenvolvendo corpos mais fortalecidos e alongados alem da promoção da qualidade de vida.


O que é  Pilates?

Joseph e Clara (esposa e enfermeira)
Joseph H. Pilates nasceu 1880 e faleceu em 1967. Antes de inventar sua técnica, foi um talentoso lutador de boxe, ginasta e artista de circo, sofria muito de asma, e febre reumática. Preso nos campos ingleses, começou a treinar seus exercícios nos outros presidiários da guerra.

Na década de 20 migrou para Nova York, durante a viagem conheceu Clara uma enfermeira vindo a se casar com ela depois. Joseph chegou nos Estados Unidos com uma visão diferenciada dos exercícios físicos e fitness.A partir daí dizia que fazia CONTROLOGIA ,

“Contrologia é a coordenação completa de corpo, mente e espírito. Através da contrologia você ira adquirir inicialmente o controle completo do seu próprio corpo e então através da repetição adequada dos exercícios, ira adquirir gradual e progressivamente aquele ritmo e coordenação natural associados a todas as suas atividades mentais e subconscientes” Joseph 1945.

Pilates Bellevue WA Joseph
Em Nova York abriram um studio no mesmo endereço do ballet de NY. Os bailarinos começaram a se interessar e melhorar seus rendimentos na dança ate que houve uma expansão das técnicas, e alem de bailarinos fisioterapeutas observaram e viram que a técnicas poderia ser usada tbm para curar lesão, e fazer a reeducação postural. Nesta época passou a se chamar não mais CONTROLOGIA e sim PILATES.

Benefícios:

  • Melhora da coordenação e equilíbrio
  • Melhora do fortalecimento e flexibilidade
  • Movimentos eficientes e fluidos
  • Rejuvenescimento mental e espiritual
  • Autoconsciência
  • Melhora da qualidade de vida
  • Integração mente corpo e espírito.


Principais princípios do Pilates:

  • Alinhamentos das extremidades
  • Neutralização pelvica
  • Preservação das curvas fisiológicas (Lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar).
  • Respiração

Respiração:

Pilates por ser asmático descobriu uma respiração que te favoreceu muito, que é a respiração diafragmatica ou Torácica, alem de usar os músculos mais profundos como o transverso abdominal. Foi observado que as pessoas que faziam a respiração abdominal eram mais tensas e após as aulas de pilates,executando a respiração diafragmatica, saiam das aulas de pilates mais relaxadas.
Elenco Ballet de Londrina

Professora Paula


Professora Paula

Professora Paula

Professora Paula

Professora Paula

Elenco Ballet de Londrina



Nenhum comentário:

Postar um comentário